Actualização

2016.09.03

Actualização

É com algum desalento que recebemos o ofício do Instituto Camões a comunicar o indeferimento do pedido de estatuto de ONGD para esta Associação Acção Missionária Aurora – AMA, fundada há 16 anos e com um Projecto Missionário/Humanitário em África, África do Sul e Moçambique, em funcionamento sensivelmente desde essa data.

Este Projecto tem desenvolvido ao longo dos anos uma série de campanhas humanitárias, com contentores anuais enviados para Mozambique repletos de ajuda humanitária traduzida em roupa, materiais escolares, medicamentos, etc. Estivemos junto das populações afectadas pelas cheias no Vale do Limpopo, que são devastadoramente cíclicas, formamos parcerias com igrejas locais, orfanatos, escolas e a sociedade civil em geral, procurando sempre manter estreitos os laços de cooperação e amizade com este povo africano com quem Portugal teve e queira Deus continuará a ter tanta afinidade.

Esse estatuto já nos foi concedido no passado, e que foi renovado, mas perdemo-lo por razões de possível extravio de documentos fora do nosso controlo. Tivemos que fazer o pedido como se fosse a primeira vez, com os mesmos pressupostos, mas desta vez não passou.

Qual o interesse em obter este reconhecimento? Simples e em termos leigos, este reconhecimento dá à Associação a possibilidade de aliciar a boa vontade de possíveis apoiantes com o benefício de os seus contributos proporcionarem reduções fiscais, ou seja, os recibos podem ser usados como despesas para cálculo do IRS. Sem esse estatuto os donativos serão integralmente suportados por quem os faz, o que realmente os torna donativos puros, do coração!

Ao nível europeu poderíamos almejar conseguir apoios comunitários que tornariam possível alcançar mais eficazmente os nossos objectivos que, a nosso ver e de um grupo de amigos de longa data, são nobres e uma perda se por esta razão esmorecerem.

Portanto, apelamos ao vosso altruísmo para com esta campanha “online,” onde as ajudas não têm que ser megalómanas, antes de qualquer montante possível, e completamente anónimas se assim o desejarem. Façam de conta que estão a dar uma moeda a um arrumador de carros por exemplo…

Quando, por sugestão de alguém mais entendido, iniciámos esta campanha tivemos a agradável surpresa de receber quase imediatamente um “pontapé de saída” generoso, mas agora o desafio tem estado algo estagnado. Vamos dar-lhe um tratamento desfibrilador e reiterar que o povo é quem mais ajuda?!

Não que isso aumente a satisfação inerente que sempre acomete quando se faz o bem sem olhar a quem, mas temos algumas surpresas preparadas para quem der um donativo de cinco euros. Histórias desenhadas e contadas no papel para os pequenos, e para os adultos são outras histórias. Se gostarem de música também se arranja, boa música para acariciar o coração.

Por favor ajudem!

Projecto Tchuma Tchato
http://www.tchumatchato.org

Donativos através desta campanha:

https://www.gofundme.com/TT2016-17

ou transferência para:

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
IBAN: PT50 0035 0328 00018651130 49

Não esquecer de indicar um email de contacto para se organizar a entrega da surpresa!

Bem hajam!!!

João Rodrigues
(Missionário)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s