20141215_TT2014/15_CN02

2014.12.15

ACÇÃO MISSIONÁRIA AURORA – AMA
PROJECTO TCHUMA TCHATO
EM PARCERIA COM TFI

CARTA DE NOTÍCIAS 02/2014/15 – 20141215_TT2014/15_CN02

Caros amigos, apoiantes e futuros apoiantes do Projecto Tchuma Tchato.

Antes do mais, quero agradecer a todos que – apesar das vicissitudes que atravessamos no momento as quais não se vê nesga por onde fugir para realidades mais confortantes, em suma, a crise, não só Portuguesa mas global – mesmo assim ainda conseguem fazer das tripas coração e dar. Bem hajam!

Na medida do possível também vou dando, de mim e do que tenho. O dar de mim significa vir para cá e estar disponível, o dar do que tenho, como se diz, é de muita boa vontade.

A viagem desta vez foi uma aventura, graças a Deus. Ao tentar conseguir a passagem mais barata, através da internet, fui enredado numa espécie de conto do vigário, conhecida hoje em dia como publicidade enganosa, e comprei uma baratinha mas com armadilhas pelo meio. É que na escala, não só tive que mudar de aeroporto como também tive que levantar a mala de porão, transportá-la de um aeroporto para o outro e fazer o check-in novamente, com todos os inconvenientes que isso acarreta.

A acrescentar, o taxi de um lugar para o outro ficou por minha conta, o que encareceu a passagem. Bom, mesmo assim ainda foi a mais baratinha. Tudo feito à muletada. Desde já fica o aviso, na “tripsta.com” encontram-se ofertas aliciantes, mas atenção aos pontos de “exclamação(zinha),” que são atalhos para as tais armadilhas.

Na viagem de longo curso puseram-me ao lado de um casal Sueco que vinha passar uns dias de férias à África do Sul. Conversámos bastante durante a viagem e, ao chegarmos a Johannesburgo, eles seguiram para a Cidade do Cabo para depois subirem até ao Kruger, perto de onde fica a nossa missão. Nas despedidas trocámos email e moradas e ficou o convite de nos visitarem.

Finalmente cheguei à missão, um par de dias para adaptar à mudança e começar a trabalhar. Já se passaram 15 dias desde que cheguei, como o tempo voa…

Uma manhã, estava eu ocupado, vieram-me chamar porque estava um casal ao portão para mim. De repente fiquei sem saber quem seria, já que não tinha nada marcado. Era o casal Sueco, Max e Cristina! Surpresa agradável e francamente inesperada. Normalmente, para mim, as coisas não acontecem assim.

Já estavam a caminho do Kruger, precisavam de ir aos correios e lavar o carro que tinha ficado algo enlameado, depois de atravessarem as montanhas entre a Suazilândia e Barberton.

Conversámos um bocado, beberam um chá e fui mostrar-lhes os correios e onde poderiam lavar o carro. No avião tinha contado sobre o trabalho missionário e o Projecto em parceria com uma comunidade local. Quiseram visitar e então, antes de seguirem viagem, passámos pela igreja/centro comunitário que está a ser construída. Ficaram comovidos com o que viram, como estas coisas que para nós ocidentais são tão básicas podem aqui ter tanto valor e aumentar tanto a qualidade de vida.

O Max é engenheiro de aeronaves e disse logo que as traves mestras deveriam estar ligadas com parafusos e não apenas pregos. Prometeu fazer e enviar por correio os parafusos e anilhas. Fica igualmente a esperança de que, não apenas eles mas também o seu circulo social, se atrevam a fazer uma vaquinha para podermos acabar esta coisa.

Entretanto, a própria comunidade tem-se juntado e já conseguiram pelo menos montar as portas e uma das janelas. Também construíram os degraus que dão acesso à porta lateral como se vê na foto, o antes e o depois.

Esta é uma altura em que os negócios fecham e as pessoas vão de férias. Conto que a partir de Janeiro, quando se voltar ao trabalho, por cá também se levantem Mecenas.

Estamos juntos.

Bem hajam!

João Rodrigues
Clara Collazo

manger_scene_PT_ENDSC09121_WP DSC09437_WP DSC09438_WP DSC09444_WP DSC09445_WP

Advertisements

2 thoughts on “20141215_TT2014/15_CN02

  1. I believe what you published made a bunch of sense. But, what about this?
    suppose you added a little information? I ain’t saying your content is not
    good, however suppose you added a headline that grabbed folk’s attention? I mean 20141215_TT2014/15_CN02 | Tchuma Tchato is kinda
    boring. You might peek at Yahoo’s front page and note how they create post headlines to grab people to click.
    You might add a related video or a related pic or two to
    get readers excited about what you’ve written. Just my opinion, it
    could make your website a little livelier.

  2. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this outsstanding blog!
    I guiess for now i’ll settle ffor bookmarking and adding
    your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this
    site wth my Facebook group. Chat soon!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s